ANTC - Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil

Ainda não é associado?

Associe-se agora!

Notícias

Voltar
ANTC :: 24/10/2018

ANTC LANÇA VÍDEO-CONVITE PARA O 3º CONACON

Auditores debaterão em Recife temas essenciais para o controle externo

 

ANTC lança vídeo do III Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo - CONACON

Confira o vídeo produzido pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) para o III CONACON, que será realizado de 12 a 14 de novembro e 2018, em Recife-PE.

III CONACON

O Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil - CONACON é uma realização da ANTC, por meio de seus associados nos 33 Tribunais de Contas do Brasil e das suas 20 afiliadas, e tem como principal objetivo congregar Auditores de Controle Externo, autoridades e especialistas do setor público, da Academia e da sociedade civil para debater aspectos constitucionais relevantes da organização e funcionamento dos Tribunais de Contas do Brasil. A expectativa é que no evento a ANTC congregue 22 Associações afiliadas, num universo de 33 Tribunais de Contas do Brasil.

Com o tema central “O papel da Auditoria de Controle Externo nos 30 anos da Constituição da República", a 3ª edição do CONACON presta sua homenagem ao aniversário da Constituição Cidadã, discutindo o papel de instituições democráticas que exercem influência na vida do cidadão, com ênfase nos Tribunais de Contas, instituições de envergadura constitucional a quem a Constituição Federal outorgou a missão de guardiães dos bens e valores públicos, definindo diretamente suas competências para o Controle Externo da Administração Pública, cuja regular atuação é também imprescindível à eficácia da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Lei da Ficha Limpa e para a concretização de políticas públicas de Direitos Humanos, protegendo, inclusive, o cidadão dos arbítrios estatais.

Ao estabelecer a configuração institucional do Sistema Tribunais de Contas do Brasil, o legislador constituinte originário estabeleceu que houvesse simetria na organização e fiscalização entre os 33 Tribunais de Contas. Ocorre que, não obstante tenha sido essa a intenção do constituinte, até hoje, 30 anos após a promulgação da Lei Maior da República, os Tribunais de Contas encontram-se relegados ao casuísmo de interpretações acerca da amplitude da simetria prevista no artigo 75 da Constituição, especialmente no que se refere ao funcionamento do órgão de fiscalização e instrução processual.

Nesse sentido, os paineis do 3° CONACON abordarão temáticas que guardam relação com as principais causas e efeitos decorrentes dessa inobservância do princípio simetria constitucional, o que tem sido objeto de recorrentes críticas ao funcionamento do sistema Tribunais de Contas do Brasil.

******

A 3ª edição do CONACON promete repetir o sucesso das edições anteriores, que contaram com palestras magnas do Ministro Luís Roberto Barroso, em Brasília-DF (2016), e do Subprocurador-Geral da República Rodrigo Janot, em Cuiabá-MT (2017), consolidando a marca de um dos maiores e mais importantes eventos relacionados ao Controle da Administração Pública do Brasil.

Inscrições:

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
Acesse o site www.conacon2018.com.br e garanta já a sua inscrição!


Fonte: Comunicação ANTC.

Área do associado

Ainda não é membro? Clique aqui!

Auditor: Dê a sua opinião sobre a proposta do novo modelo de gestão da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União para 2019! Sua opinião é muito importante e será levada pela AUD-TCU à Equipe de Transição.

Agenda

D S T Q Q S S
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31