ANTC - Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil

Ainda não é associado?

Associe-se agora!

Notícias

Voltar
Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp
ANTC :: 11/05/2019

ANTC PARTICIPA DO 3º FÓRUM NACIONAL DE AUDITORIA

Evento nacional foi promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em Goiânia

 

Auditores de controle externo de todo o país marcaram presença no 3º Fórum Nacional de Auditoria, realizado, entre nos dias 9 e 10 de maio, realizado no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). O evento, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), teve como foco principal o debate em torno da convergência de entendimento sobre as normas de auditoria internacionais.


Presidente da ANTC, Francisco Gominho, discursou na cerimônia de abertura

O presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Francisco Gominho, ao discursar na cerimônia de abertura, enfatizou a necessidade de divulgação do indispensável papel dos auditores dentro dos Tribunais de Contas.

“Constitui direito de todo jurisdicionado o de conhecer – de forma transparente, clara e com uso de terminologia própria – o agente de Estado legalmente competente e responsável pelas atividades indissociáveis e privativas de planejamento, coordenação e execução de auditorias, inspeções, instruções processuais e demais procedimentos de fiscalização da competência do Tribunal”, frisou.

Gominho ainda destacou que, para essas funções, “a titularidade deve ser exercida por auditores de controle externo concursados especificamente para o desempenho de atribuições de natureza finalística, de complexidade e responsabilidade de nível superior”. Os presidentes da AudTCM de Goiás, Valéria Sampaio, e AudTCE do Amapá, Victor Leite, também estiveram presentes.


Os auditores Victor Leite, Valéria Sampaio, Francisco Gominho e José Augusto Viana

Na programação do evento, os participantes puderam acompanhar palestras sobre diferentes temáticas, como “Implantação das Normas Internacionais de Auditoria no Brasil – Contexto histórico”, além de “Princípios Fundamentais da Auditoria do Setor Público – NBASP100” e “Auditoria de conformidade e responsabilização”. O segundo e último dia do Fórum foi destinado à apresentação de estudos de casos sobre os processos de auditoria em Tribunais de Contas de diferentes estados e contou ainda com uma mesa de discussão com secretários de controle externo, seguida de debate com a plateia.


DISCURSO PROFERIDO NA CERIMÔNIA DE ABERTURA .


Fonte: Comunicação ANTC.

Área do associado

Ainda não é membro? Clique aqui!

Agenda

D S T Q Q S S
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Mapas