ANTC - Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil

Ainda não é associado?

Associe-se agora!

Notícias

Voltar
Compartilhe:
Facebook Twitter Whatsapp
ANTC :: 20/05/2019

SEMINÁRIO DISCUTE O PAPEL DOS AUDITORES PARA FORTALECIMENTO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

 

Palestras e debates sobre a importância do trabalho de auditoria irão marcar, na próxima quarta-feira (22), o II Seminário dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. O evento, realizado no auditório TCE-SE, das 8h às 13h, será aberto ao público e encerrará o calendário de atividades ocorridas em todo Brasil alusivas ao Dia do Auditor de Controle Externo em 2019. A proposta é reunir, além dos profissionais da carreira, estudantes universitários e a sociedade civil.

Com o apoio da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), o encontro terá como tema central “A importância do auditor de controle externo para o processo de fortalecimento da missão constitucional dos Tribunais de Contas”. A programação terá ainda como eixo de discussão o compromisso constitucional dos TCs na indução de políticas públicas.

Um dos convidados do evento, o diretor da ANTC Ismar Viana será debatedor na exposição do procurador do estado de Sergipe Tiago Bockie, que versará sobre “A função do controle externo da administração pública na perspectiva do Direito Administrativo Moderno”. Todas as atividades contarão com integrantes da carreira de auditor de controle externo.

Os participantes também poderão conferir palestra sobre “A atuação coordenada dos órgãos de controle como meio de prevenção à concorrência de dano ao patrimônio público”, com o delegado da Polícia Federal Márcio Alberto e a auditora Kaliany Varjão. Haverá ainda um talk-show, moderado pela auditora Shara Lessa Dantas, com o promotor de justiça Augusto Cesar e o procurador do Ministério Público de Contas (MPC) Eduardo Côrtes que discutirá “O fortalecimento das instituições republicanas como caminho para a superação da crise democrática”.

A palestra de encerramento, “O uso das técnicas avançadas de auditoria como meio de resposta às demandas da sociedade”, será proferida pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) Jackson Luiz Araújo. O debate ficará a cargo da auditora do TCE-SE Roseane Tavares.

Os interessados podem se inscrever pelo site da Escola de Contas (Ecojan) no endereço www.tce.se.gov.br/ecojan até a quarta-feira (22), às 8h30, e terão direito a certificado com carga horária de cinco horas.


Fonte: Comunicação ANTC.