ANTC - Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil

Ainda não é associado?

Associe-se agora!

Notícias

Voltar
ANTC :: 01/09/2017

PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO 2017

Imprensa convida Presidente da AUD-TCU para escolher melhores Parlamentares de 2017

 

Começou no dia 1/9 a votação para escolha dos melhores Parlamentares de 2017 que marcará a décima versão do Prêmio Congresso em Foco. A votação ficará aberta até o dia 30/9. Clique aqui e registre seu voto no site do Congresso em Foco!

Verifique a lista dos Parlamentares aptos ao Prêmio. Acesse a lista elaborada pelo Congresso em Foco!

Neste ano, o Prêmio traz a novidade da seleção pelo júri, que selecionará os nomes de parlamentares que serão premiados, considerando como critérios:

• a assiduidade em sessões deliberativas;
• a participação nos debates do Parlamento;
• o desempenho na apresentação de propostas legislativas;
• a capacidade de articulação política; e
• os compromissos no combate à corrupção e ao desperdício de recursos públicos e na defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.

Para integrar o júri foram convidados 5 profissionais de boa reputação e necessárias qualificações profissionais, que tenham se destacado na árdua tarefa de acompanhar regularmente as atividades do Congresso Nacional. A Presidente da Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União | AUD-TCU e Diretora da ANTC, Lucieni Pereira, foi convidada para integra o grupo de jurados.

O compromisso da AUD-TCU e da ANTC com a defesa da transparência e correta aplicação de recursos públicos foi um dos fatores que contribuiu para o convite do Congresso em Foco. Atuações na defesa permanente da Lei da Ficha Limpa e propostas legislativas de iniciativa da sociedade civil também foram consideradas. Em 2013, a ANTC integrou a Comissão do  Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral-MCCE que elaborou o Projeto para Eleições Limpas (Projeto de Lei nº 6.316/2013) e formulou proposta de anteprojeto de lei para garantir a sobrevivência do Departamento Nacional de Auditoria do SUS - DENASUS encaminhada aos presidenciáveis em 2014.

Já a AUD-TCU, em conjunto com a ANTC e outras entidades e Acadêmicos e representantes de organizações da sociedade civil, elaborou o Projeto de Lei nº 5.208/2016, que permitiu derrubar a MP da Leniência, editada com o propósito de conter a Operação Lava Jato.  Ver reportagem sobre a Operação Lava Jato e MP da Leniência!

Essas são algumas iniciativas patrocinadas pela ANTC e AUD-TCU em prol da transparência e correta aplicação dos recursos públicos, com vistas a dotar as instituições públicas e a sociedade civil do instrumental necessário para combater a corrupção e promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

A  participação de Lucieni no júri não se destaca apenas pela representação dos Auditores de Controle Externo do Brasil, mas, sobretudo, pela presença do terceiro setor e da mulher no processo decisório. A ANTC e a AUD-TCU se sentem honradas com o convite do Congresso em Foco e com a possibilidade de colaborar com a nova metodologia de escolha dos melhores Parlamentares de 2017.


Fonte: Comunicação ANTC.

Área do associado

Ainda não é membro? Clique aqui!

Agenda

D S T Q Q S S
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30