Auditores de Controle Externo do TCE-MG criam associação para fortalecer o Controle Externo e a função de Auditoria do Tribunal de Contas

Foi realizada nesta segunda-feira (9) a assembleia de fundação da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Mais de 150 Auditores participaram do evento que também contou com a presença do Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Ismar Viana; da Vice-Presidente Nacional, Thaisse Craveiro; e do Vice-Presidente Sul/Sudeste, Fernando Morini.

Na ocasião, foi aprovado o estatuto da entidade e eleitos os diretores e conselheiros. A AudTCE/MG é a 26ª associação filiada à ANTC.

Entre os objetivos da Associação, estão o fortalecimento do controle externo, o concurso público como única forma de ingresso no cargo de Auditor de Controle Externo e a identidade nacional da carreira, além da independência e da inviolabilidade do Auditor no exercício de suas funções.

A presidente eleita, Aiko Ikemura, comemorou a fundação da entidade: “Nosso objetivo é defender nossa carreira, que é uma carreira de Estado, de extrema importância para a sociedade. Fundarmos a Associação e estarmos vinculados à entidade nacional representa essa força. Ao colocarmo-nos todos juntos, distribuímos melhor o conhecimento e o sentimento de pertencimento à carreira”.

Aiko Ikemura disse ainda que desde a preparação da fundação da entidade, os auditores mineiros contaram com o apoio da ANTC. “A presença dos representantes da ANTC foi muito importante porque eles puderam trazer para nós um relato de nossa situação atual e de nossas capacidades como carreira. Saber que podemos contar com pessoas e com a estrutura da ANTC é fundamental. Não estamos sozinhos na nossa luta!”, disse.

Para o presidente da ANTC, Ismar Viana, “a fundação da AudTCE/MG reforça a representatividade da ANTC na defesa do fortalecimento do Controle Externo da administração pública brasileira, trata-se de um movimento de convergência nacional.”

“A fundação de uma afiliada da ANTC em Minas Gerais reforça um projeto nacional dos Auditores de Controle Externo em prol de Tribunais de Contas fortes, regulares, técnicos e independentes, o que passa por um processo de aprimoramento das estruturas de governança e padronização mínima da Auditoria de Controle Externo.", disse Thaisse Craveiro, Vice-Presidente da ANTC.

Já o Vice-Presidente Sul/Sudeste, Fernando Morini, disse que a criação da AudTCE/MG é um passo fundamental para a representação de nossa carreira tanto local como nacionalmente.

“Primeiro, porque amplia nossa representação no Sudeste-Sul de forma substancial: o Estado de Minas Gerais possui 853 municípios sob a responsabilidade dos nossos colegas Auditores de Controle Externo do TCE-MG, hoje ainda na nomenclatura de analistas, e, com a AudTCE/MG a representação nacional ganha uma "musculatura" importante na ampliação da identidade e da assertividade para as prerrogativas atinentes aos Auditores”, disse Morini.

Veja os diretores e conselheiros eleitos:

  • Presidente: Aiko Ikemura
  • Vice-Presidente: Anderson Sampaio
  • Diretor de Defesa do Controle Externo: José Clemente Ferreira
  • Diretor administrativo-financeiro: Filipe Wendling
  • Diretor jurídico: Gustavo Terra Elias

Conselho fiscal

Titulares

  • Belarmino Silva
  • Sandra Bezerra
  • Regina Lopes de Assis

Suplentes

  • Ana Elisa de Oliveira
  • Simone Reis
  • Antônio da Costa

Fotos: TCE-MG

Imprimir   Email