Auditores de Controle Externo participam de curso promovido pela ANTC sobre ferramentas de Inteligência Artificial

A ANTC promoveu na segunda-feira (17) o curso Aplicações práticas de Inteligência Artificial como instrumento de auxílio ao Auditor de Controle Externo, ministrado pelo Auditor de Controle Externo de TI do TCE/Roraima Bruno Figueiredo. Realizado em formato online, o evento reuniu mais de 60 Auditores de todo o Brasil.

Bruno Figueiredo já havia proferido uma palestra do 6° CONACON sobre o tema. O sucesso desse primeiro evento levou à realização do curso, com material expandido e atualizado, sobre a aplicação de ferramentas como ChatGPT, Bard, Gamma e ChatPDF como auxiliares às tarefas cotidianas da Auditoria de Controle Externo.

O ministrante mostrou aos participantes como usar essas ferramentas para a análise de documentos públicos, resposta a consultas, pesquisa de legislação e jurisprudência aplicável, elaboração de apresentações e como assistentes de redação.

O presidente da ANTC, Ismar Viana, participou do momento inicial do curso e destacou a importância do uso dessas tecnologias no Controle Externo.

“Enquanto Auditores de Controle Externo, atuamos coletando evidências, uma fase que se beneficia muito desses métodos mais modernos, mais adequados. Saímos da fase de evidenciação meramente documental para uma fase documental-digital, que nos possibilita, entre outras coisas, o cruzamento de dados. Hoje, nos valemos da expertise do colega para transformar esses dados em informações íntegras e confiáveis”, afirmou.

Bruno Figueiredo agradeceu a ANTC a oportunidade de conversar e trocar experiências com os colegas e afirmou que tem aprendido cada cada vez mais sobre o tema, desde que foi convidado a palestrar no CONACON, para estar à altura da responsabilidade de passar conhecimento a colegas de todo o Brasil.

Lotado no Centro de Informações Estratégicas (CINES) no TCE/RR, Bruno Figueiredo é Bacharel e Mestre em Computação pela UFPB e Doutor em Informática pela UFAM, tendo recebido o prêmio de melhor tese na área de Computação do ano de 2021. Foi professor visitante e pesquisador junto à Texas A&M University. É membro do grupo nacional de estudos para soluções de TI para o Governo Eletrônico da Sociedade Brasileira de Computação; membro da Rede Integrar do IRB/ATRICON/TCU e Tribunais de Contas.

Imprimir   Email