Dia da Mulher: Experiência feminina no controle externo é discutida em evento online

Data internacional foi marcada por debate com participação de auditoras de controle externo

As auditoras de controle externo Thaisse Craveiro (TCE/CE), vice-presidente da ANTC, Kasla Garcia (TCE/MS), diretora jurídica da entidade, e Lucieni Pereira (TCU), vice-presidente para assuntos do TCU, além de Daiesse Jaala, Fernanda Galvão, Giselle de Oliveira, Luciana da Cunha, Helen Cristina Steffen (TCMSP/AudTCMSP), Priscila Borges (TCMGO/CNPTC) e Denise Gomel (TCEPR), participaram do evento online "As mulheres no controle externo: experiência que faz a diferença", promovido no Dia Internacional da Mulher (8 de março).

O encontro foi concebido pela Associação dos Auditores de Controle Externo do TCM/SP (AudTCMSP), em parceria com a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (EGC-TCMSP), com o apoio da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo (ANTC) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

O evento online contou com a participação de 21 mulheres convidadas e teve mais de três horas de duração, durante as quais elas compartilharam experiências e reflexões sobre a presença feminina no Controle Externo, no controle social, e como podem contribuir com a igualdade de gênero por meio de suas atividades. "Esse debate não é apenas nosso, e sim de toda a sociedade, pois representamos mais da metade da população brasileira. Ou seja, a discussão sobre igualdade e respeito para as mulheres é de interesse de todos", opinou Helen Steffen, responsável pela mediação, na abertura.

Fernando Morini, presidente da AudTCM/SP, prestou uma homenagem às mulheres durante a abertura do evento, registrando que a ideiafoi concretizada em razão do empenho das diretoras da entidade.

A transmissão foi dividida em cinco blocos, cada um com uma temática. No primeiro bloco, que abordou "O papel das mulheres no controle externo e social", participaram a vice-presidente da ANTC Thaisse Craveiro (TCECE), Cassyra Vuolo (TCEMT), Denise Gomel (TCEPR), Luciana Guerra (TCMSP), Maria Fernanda (TCMSP) e Mariana Cury (TCMSP). A segunda rodada do evento abordou "Desigualdades de gênero no mercado de trabalho, debatida por Cassyra Vuolo (TCE-MT) e Fernanda Bonilha (TCMSP). O terceiro bloco, sobre "Diferenças raciais no mercado de trabalho", contou coom a participação das dirigentes da ANTC Kasla Garcia (TCEMS) e Lucieni Pereira (TCU), além de Daiesse Jaala Bomfim (TCMSP), Giselle Ferreira (TCMSP) e Helane Cabral (TCMSP). Na rodade de tema "Representação política e ocupação de cargos de gestão", foram resgatados alguns dados sobre do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre os segmentos: no Brasil, apenas 10% dos cargos políticos e 40% das posições de gestão são ocupados por mulheres, tema debatido por Angélica Fernandes (TCMSP), Priscila Borges (TCM-GO), Daiesse Jaala Bomfim (TCMSP) e Luiza Correia (TCMSP). A última etapa do evento abordou "A vida profissional e a maternidade", e foi debatida por Luciana Guerra (TCMSP) e Giselle Ferreira (TCMSP).  

O evento também contou com a vídeos da Conselheira Cristiana de Castro Moraes, presidente do TCE-SP, que tratou sobre ocupação dos cargos de gestão e representatividade política, desigualdade no mercado de trabalho e mulheres no controle externo e social; de Helga Ventura, assessora de comunicação do TCM/SP, sobre o controle externo e social, e as desigualdades no mercado de trabalho, inclusive quanto à maternidade; e de Ivonete Farias, integrante da guarda civil metropolitana de São Paulo, sobre ocupação dos cargos de gestão e participação política.

De forma abrangente e com participação de integrantes da carreira, de outras áreas do Tribunal de Contas e de outros segmentos da sociedade, o encontro "As mulheres no controle externo: experiência que faz a diferença" suscitou um amplo debate acerca da relevância da igualdade de gênero também no âmbito do controle externo.


Fonte: Comunicação ANTC

Imprimir   Email