ANTC prestigia posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal do CNPGC

Na última sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas junto ao TCU, Cristina Machado, tomou posse como presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC). Para integrar o dispositivo de honra e representar os Auditores de Controle Externo do Brasil à mesa, ao lado das demais entidades nacionais do sistema Tribunais de Contas, a ANTC designou a Auditora Federal de Controle Externo e integrante da Comissão ANTC Mulher, Glória Mérola. A solenidade marcou a posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal para o biênio 2024-2025.

Em seu discurso de posse, Cristina Machado destacou a importância de seguir com a atuação do CNPGC em temas como igualdade de gênero, inclusão social, combate à pobreza, acessibilidade e desenvolvimento sustentável, assim como a integração dos Ministérios Públicos de Contas como um elemento fundamental para a defesa dos interesses da sociedade.

"A ANTC se orgulha em reafirmar a parceria com o CNPGC e demais entidades nacionais que buscam caminhar, lado a lado, em prol do aprimoramento do controle. É especialmente simbólico para nosso Sistema que uma presidente mulher tome posse neste 8 de março! Em nome dos Auditores de Controle Externo de todo Brasil, registro votos sucesso e muita luz à procuradora Cristina! Conte sempre com a ANTC!", afirmou o presidente Ismar Viana.

Protagonismo Feminino

Além da posse, o evento foi marcado pela mesa de debate com o tema "O protagonismo feminino e seus desafios", que abordou questões essenciais sobre representatividade e desafios enfrentados por mulheres em posições de liderança. A Subprocuradora-Geral da República, Raquel Dodge, foi uma das convidadas para debater o tema, juntamente com a Procuradora de Contas e ex-Presidente do CNPGC, Cibelly Farias, a Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e a Procuradora Federal do Ministério de Direitos Humanos, Manuellita Hermes.

A participação de Dodge teve um simbolismo especial no debate, porque, durante a semana da mulher, o Colégio de Procuradores da República elegeu os nomes para compor a lista sêxtupla para indicação ao cargo de Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo Dodge a mais votada (489 votos) dentre os membros do Ministério Público Federal (MPF). Dos 31 cargos de Ministro do STJ ocupados atualmente, 5 são preenchidos por mulheres (16%). Os dois cargos vagos decorrem de aposentadorias das Ministras Laurita Vaz (egressa do MPF) e da Ministra Assusete Magalhães (do Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

Com informações da AudTCU

Imprimir   Email