Auditora de Controle Externo está entre as indicadas ao Prêmio Jabuti 2024

Auditora de Controle Externo, Daiesse Jaala é umas das autoras indicadas ao Prêmio Jabuti 2024, principal prêmio literário do país, pelo livro “Políticas Afirmativas de Inclusão e Equidade Racial: Reflexões acerca do papel do setor público e privado”. Coordenada por Daiesse, a obra está inscrita na Categoria Direito.

Lançada pela Editora Fórum, em 2023, a obra coletiva aborda como as políticas afirmativas de inclusão e equidade racial têm sido discutidas no Brasil, tanto na esfera pública quanto privada, recordando como a criação das leis de cotas para o ensino superior e concursos públicos federais, a representatividade em espaços de poder e centrais de decisão, além da representatividade em conselhos de administração e diretorias de empresas têm sido temas cruciais nesse debate.  Embora ainda haja muito a ser feito, em especial quando se avalia os indicadores de vulnerabilidade no Brasil, o livro oferece, por meio de uma análise crítica dos diversos autores, exemplos práticos das políticas afirmativas e sua implementação, ressaltando a importância da avaliação contínua de sua efetividade e impacto. O livro ainda reforça o árduo e longo caminho, apontando para formas de avançar na construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

“Além da alegria, a indicação é uma grande emoção, afinal estamos falando de um trabalho científico elaborado exclusivamente por autoras e autores negros, debatendo políticas afirmativas a partir de vieses múltiplos: do orçamento ao racismo ambiental, do papel do Ministério Público ao compliance antidiscriminatório, da participação do negro na política ao racismo algorítmico. É felicidade que não cabe no peito!”, destacou a autora.

Daiesse Quênia Jaala Santos Bomfim é baiana, Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município do Estado de São Paulo (TCM-SP) e atualmente é Chefe da Divisão de Auditoria de Licitações e Contratos na Secretaria de Controle Interno da Advocacia-Geral da União. Além disso, é Presidente da Comissão de Estudos sobre Diversidade Racial no Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) e membro do Instituto de Direito Administrativo Sancionador (Idasan). Graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Direito do Estado pelo Instituto JusPodivm, também tem mestrado em Direito pela Universidade Nove de Julho (São Paulo) e MBA em Diversidade e Inclusão no Business Behaviour Institute of Chicago. Além do livro indicado ao Prêmio Jaboti, é autora da obra “O custo da educação pública no Brasil: uma visão contemporânea sobre investimento e qualidade”, publicado pela mesma editora.

Neste 21 de março, Dia Internacional de luta pela eliminação da Discriminação Racial, a ANTC reforça seu apoio à causa e orgulho por conquistas como a de Daiesse Jaala e todos os autores da obra, destacando a importância do engajamento contínuo na promoção da igualdade e justiça social.

O livro está disponível para compra neste link.

O Prêmio

O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Criado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a CBL, com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano.

Imprimir   Email