AudTCE-MA promove seminário sobre inteligência artificial no trabalho dos Auditores de Controle Externo

Em comemoração ao Dia Estadual do Auditor de Controle Externo, celebrado em 27 de abril, a Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (AudTCE-MA), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), a Escola Superior de Controle Externo (Escex) e com o apoio da ANTC, promoveu, na sexta-feira (16), o seminário “IA generativa: Impactos e desafios para os Auditores de Controle Externo do TCE-MA”.

O evento teve como objetivo principal fomentar um debate técnico e plural sobre os efeitos da inteligência artificial generativa no trabalho dos Auditores de Controle Externo, reforçando a importância do protagonismo humano em meio às transformações tecnológicas.

A programação contou com palestras de Murillo Machado, vice-presidente da ANTC; Sheila Nóbrega, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM); e Giordano Mochel, do TCE-MA. A moderação ficou por conta de Márcio Rocha, também do TCE-MA.

Durante o seminário, foram apresentados os principais pontos da Lei Orgânica da Auditoria de Controle Externo (LOAUD), como a separação de funções nos Tribunais de Contas, as garantias e prerrogativas da carreira, e a estruturação técnica e funcional dos órgãos de auditoria.

Outro destaque foi o lançamento de uma cartilha ilustrada, produzida com apoio do auditor Jonas, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), e da Diretoria da AudTCE-MA. O material detalha as competências do TCE-MA, as três funções do processo de controle externo e as atribuições exclusivas dos Auditores de Controle Externo.

A ANTC parabeniza a AudTCE-MA pela iniciativa e reforça seu compromisso com o fortalecimento institucional e a promoção de debates estratégicos em defesa da carreira de Auditor de Controle Externo em todo o Brasil.

 

Imprimir   Email