Controle Externo em pauta: ANTC leva contribuições ao 4º Seminário da AudTCE-RR e TCERR

A ANTC participou, no último dia 10 de junho, do 4º Seminário dos Auditores de Controle Externo, promovido pela AudTCE-RR em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCERR). A entidade foi representada por sua presidente, Thaisse Craveiro, e pelo vice-presidente regional Norte/Nordeste, Ismar Viana.

Em sua exposição, Thaisse Craveiro destacou a Lei Orgânica da Auditoria de Controle Externo (LOAUD) como um marco essencial para o fortalecimento técnico dos Tribunais de Contas, a boa governança e a aproximação com a sociedade por meio da linguagem clara. A dirigente também reforçou a importância da LOAUD como instrumento de valorização da função fiscalizadora, com foco na efetividade das entregas públicas.

Ismar Viana, por sua vez, abordou o papel do consensualismo como estratégia para ampliar a legitimidade institucional do controle externo, especialmente em temas sensíveis da administração pública.

Durante o evento, o presidente do TCERR, conselheiro Brito Bezerra, convidou oficialmente a ANTC para participar do 4º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, que será sediado em Boa Vista entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025.

A ANTC parabeniza a AudTCE-RR, o TCERR e sua Escola de Contas pela realização do seminário, que reuniu agentes públicos, dirigentes de entidades de controle e especialistas em torno de debates qualificados sobre os desafios e caminhos para o aprimoramento da atuação fiscalizatória no país.

Imprimir   Email